segunda-feira, 22 de abril de 2013

A Odisséia

A narrativa é bem uma sequencia de A Ilíada , que relata o retorno de um dos heroicos guerreiros gregos , Ulisses , à sua pátria , a ilha de Ítaca , da qual era rei . Tal ilha era farta de bons rebanhos , bom trigo e bons vinhedos , onde o aguardam o único filho , Telêmaco , sua fiel esposa Penélope , cujas lágrimas de saudade nunca deixaram de correr na prolongada ausência , alguns servos leais e o cão Argos , que espera o dono para então morrer . Ulisses é forte, bravo , tenaz , inteligente como ninguém .

Dez Anos dura a viagem de volta , cheia de infortúnios e peripécias , e , em constantes metamorfoses , presentes está Palas Atenas , a deusa filha de Zeus , que o protege e o incita.

Mas a extensa narrativa , bem diversa da militar Ilíada , com poucas lutas e nenhuma batalha campal , é toda mar , murmurante ou turbulento , ilhas distantes , amenas ou fantásticas , povoadas de sereias , de ninfas , de monstros e de gigantes , doçuras pastoris , crença no amor e na fidelidade , deuses benévolos ou malignos influindo sobre o destino dos homens , uma infinidade de cenas domesticas  ou bucólicas , de espantoso realismo ou extremo romantismo , misturadas com atos de encantamento , em suma , uma verdadeira historia de fadas , plena de estranhos e miraculosos acontecimentos , como outra jamais foi ou será contada . 

A Odisséia é uma epopeia que retrata o drama do herói em sua volta a querida pátria onde o leitor se verá preso junto a Ulisses em suas aventuras e ansiará a chegada no seu tao distante destino .


Nome : Adriano Bayão 
N°: 1 
Turma: 3121

Nenhum comentário:

Postar um comentário